Acidentes de trânsito: Os custos ocultos para a sociedade e o meio ambiente
Os acidentes de trânsito são uma questão de saúde pública, com impactos significativos na sociedade e no meio ambiente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1,35 milhão de pessoas morrem a cada ano em decorrência de acidentes de trânsito em todo o mundo. Além disso, o prejuízo econômico global causado por esses acidentes é estimado em 518 bilhões de dólares. No entanto, os custos sociais e ambientais desses acidentes muitas vezes são negligenciados.
Impactos sociais dos acidentes de trânsito
Impactos sociais dos acidentes de trânsito
Acidentes de trânsito causam uma cadeia de impactos negativos na sociedade. Além do custo humano imensurável, há também custos financeiros diretos e indiretos. Os custos diretos incluem despesas médicas e custos associados à perda de produtividade devido a ferimentos ou morte. Os custos indiretos são mais difíceis de quantificar, mas incluem a perda de qualidade de vida para as vítimas e suas famílias, bem como o impacto psicológico sobre os envolvidos e a comunidade em geral.
O relatório “Global Status Report on Road Safety 2018” da OMS estima que os acidentes de trânsito custam a maioria dos países 3% do seu Produto Interno Bruto (PIB). Para países de baixa e média renda, esse custo pode ser ainda maior, chegando a 5% do PIB.
Impactos ambientais dos acidentes de trânsito
Impactos ambientais dos acidentes de trânsito
Os impactos ambientais dos acidentes de trânsito também são consideráveis, embora menos óbvios. Derramamentos de combustível e outros materiais tóxicos resultantes de acidentes podem contaminar o solo e a água, prejudicando a fauna e a flora local. Além disso, os resíduos gerados durante a limpeza do local do acidente e a reparação ou substituição de veículos danificados contribuem para a geração de resíduos sólidos.
Um estudo publicado na revista “Environmental Science & Technology” em 2019 estimou que os acidentes de trânsito nos EUA resultam em 5 milhões de toneladas de resíduos de veículos, o que representa 3% dos resíduos sólidos urbanos.